SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue124Centros públicos de pesquisa do México participam da EmpírikaO preço da solidão: a pequena Matilda encontra na ciência e em seus experimentos uma válvula de escape para seus dramas pessoais, nessa história de uma família estereotipada, infeliz e solitária author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Bookmark

ComCiência

On-line version ISSN 1519-7654

ComCiência  no.124 Campinas Dec. 2010

 

ARTIGO

 

Catavento será parceiro de Unicamp e USP na realização da Empírika 2012

 

 

Por Sérgio da Silva Freitas

 

 

O Catavento é uma instituição jovem, inaugurada em 2009 para promover a ciência, especialmente entre estudantes, apresentando-a de forma interativa e agradável.

Além do que se pode desenvolver diretamente com seus meios, deve-se aproveitar o que outros fizeram e farão, com aquela finalidade. Existem cerca de 500 instituições semelhantes no mundo, até com dezenas e dezenas de anos de experiência.

No Brasil ainda há poucas, embora algumas de alta qualidade.

Assim, atendendo o convite do coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em jornalismo (Labjor), interessou ao Catavento juntar-se à Empírika e participar do evento em Salamanca, praticamente iniciando nosso relacionamento internacional.

 

 

A oportunidade de realizar a próxima Empírika no Brasil deve ser aproveitada. Para o Catavento será interessante aprofundar-se nos temas que afetam seu funcionamento, e no que facilitariam melhoras.

Para o Brasil, num momento em que várias instituições semelhantes se projetam ou se viabilizam, será uma oportunidade de confrontar métodos e de aperfeiçoar exposições. O Brasil tem muita experiência em exibições em geral, mas pouco desenvolvimento em provedores de alto nível no campo científico para o grande público.

A parceria com a Unicamp é excelente. Não somente já temos realizações em comum, como a renomada instalação para nanotecnologia no Catavento, como poderemos usar o grande lastro técnico-científico da Unicamp para desenvolver novas iniciativas. O Catavento não tem pretensão de fazer ciência, tem a de apresentar a ciência de modo sedutor para os jovens, e a Unicamp tem a condição de, usando sua base, sugerir e desenvolver os experimentos adequados ao nosso público.

Portanto, ao realizar a Empírika no Brasil, em conjunto, estaremos dando um passo importante para o desenvolvimento do ensino da ciência em todo o Brasil, tão necessário.

 

 

Sérgio da Silva Freitas é presidente do Conselho Administrativo do Catavento Cultural e Educacional.